segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Filosofia para reflexão - Lao Tse

"Suprime a instrução, e terminarão os males
Entre 'certamente' e 'sem dúvida', qual a diferença?
O que os homens temem, é difícil deixar de temer
Mas quão distante está a alba do despertar!
Os homens vivem festejando, como nos dias das grandes cerimônias
Ou como se subissem aos jardins de uma torre, na primavera
Só eu permaneço sem desejos
Como uma criança, não aprendi a sorrir
Caminhando abandonado, como quem não tem para onde ir
Todos vivem na opulência
Só eu pareço necessitado como um pobre
Meu espírito está confuso, como o de um louco
O vulgo sabe discernir, parece iluminado
Só eu pareço inútil, como quem não tem ocupação
Todos parecem ter algo que cumprir
Minha aparência é a de um mendigo
Mas me diferencio dos demais porque acho honorável buscar o alimento junto à Mãe"


(Lao Tse - Tao Te King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas